sexta-feira, julho 03, 2009

King of pop never lets you down

O Mama Afrika, novamente, em edição especial. Após Barack Obama, homenageamos hoje o recém falecido Rei do Pop, o insubstituivel Michael Jackson. Pouca gente sabe, mas os jamaicanos o adoravam. Podemos encontrar covers do cara em versões reggae, ragga e até dubwise. Inclusive nos anos 80 surgiram dezenas de versões baratas de hits do artista. Hoje vamos falar um pouco das melhores.


Yellowman e Peter Metro - The girl is mine

Peter Metro, um deejay com apenas cinco álbuns, nos traz uma versão com o incomparável Yellowman, o albino do reggae, de uma das músicas mais subestimadas do Michael - The girl is mine. Gravado em 84 e lançado no disco Peter Metro and friends, é uma das principais tracks do disco e uma das mais bacanas versões do Rei.



Derrick Laro and Trinity - Don't stop till you get enough

Reggae se encontra com R'n'b nesta versão deejay de 'Don't stop till you get enough', de 1980. A track inclusive dá uma pequena repaginada nos metais ao substitui-los por sintetizadores e guitarras, dando um ar de club reggae à coisa toda, neste que foi lançado pelo selo do Joe Gibbs.
Talvez por Derrick Laro você não o conheça - inclusive, duvido que encontre mais que um ou outro pedaço de informação sobre esta track. Curiosamente, no 7" original, está Derrick Laro e Trinity, um dj jamaicano. Mas não existe, e nunca existiu, um Laro, e, sim, um Lara. O label está com um misprint, contendo um erro de identificação do reggaeman, sendo que até hoje, mesmo no Last.fm, a identificação dessa música continua com o nome errado: um erro que perdura 29 anos.



Sugar Minott - Good thing going

Pra quem curte reggae, nem precisa ler o resto. A sonoridade do cara é uma das mais interessantes da Ilha, sendo que esta versão, pra mim, só existia na voz dele - o Jackson veio mais tarde.



Junior Reid - Mashing up the Earth

Do álbum Emannuel Calling, é uma versão mais conscious, meio nyah, da famosa música de consciência ambiental do protagonista dessa seleção. Uma ótima escolha, ainda mais que foi gravada bem depois do estouro da mesma, em 2000. Uma versão claramente inspirada na original, mas com claras alterações na letra.



Shinehead - Billy Jean

Shinehead, o jamaicano que nos traz grandes clássicos sobre o tema 'não fume crack', nos presenteia com uma versão legitimamente reggae de um dos maiores hits do Michael. Na realidade, ele canta em cima do riddim Get A Lick que, após a versão dele, também fica conhecida como Billie Jean riddim. Sendo que, originalmente, esta seria uma adaptação do tema do filme 'The good, the bad and the ugly'. Reparem nos assobiozinhos. Shinehead foi um dos primeiros a utilizar este riddim, e a música apareceu primeiro no álbum Rough and Rugged, de 1986.



They don't care about us, Michael!


Confira as edições passadas do Mama Afrika aqui:

Edição 1
Edição 2
Edição 3
Edição 4
Edição 5

2 comentários:

  1. este blog foi a descoberta do dia, muito bom.

    essenciais aqueles posts mais pa trás sobre a cena em manchester e a house music.

    congrats! keep goin*

    ResponderExcluir
  2. A melhor verão sem sombra de duvidas é do Shinehead

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.