sexta-feira, maio 15, 2009

Mama Afrika never lets you down #4

Depois de um longo e tenebroso inverno, nosso quadro favorito(e único) da Action está de volta! Pra quem nunca ouviu falar, o Mama Afrika never lets you down foi uma idéia de reunir bons sons pra se curtir no fim de semana. E tentando voltar a fórmula de apresenta-los nos fins da semana, tá aí a edição 4!


Stevie Wonder - Do i Do

Stevie Wonder aniversariou nesse último dia 13 e nada mais justo que homenagea-lo por aqui. Ele transcendeu o "Motown Sound" e criou um estilo próprio, focado em viagens místicas e letras de cunho político e social. Multi instrumentista e grande discípulo do mito Ray Charles, o cara tá na ativa até hoje fazendo parcerias interessantes, como a com o Raphael Saadiq, que já falamos por aqui inclusive.

Vamos deixar o papo de lado e ilustrar tudo isso com uma das tracks mais legais e subestimadas de sua carreira: Do I Do, um boogie que conta com a participação do lendário Dizzy Gillespie e uma curiosa parte em que Stevie começa a fazer uma espécie de"Flow" no final da música.

Fica a homenagem ao grande amigo e terceiro membro do nosso coletivo, Roberto Iwai, atualmente exilado no Japão e responsável por me fazer correr atrás de toda a carreira do cara. Valeu mano!




Yellowman - Mr chin

Yellowman tem uma das histórias mais bonitas e curiosas da música. Jamaicano e Albino, conseguiu vencer o preconceito e duas batalhas contra o câncer, se tornando um dos mais respeitados Toasters da Jamaica, tendo inclusive reconhecimento internacional. Com letras cheias de sarcasmo e bom humor, nessa o cara fala de um affair com a filha de um comerciante chinês na ilha, genial.




Carla Thomas - I`ll Never Stop Loving You

A Carla Thomas é conhecida até hoje como a rainha de Memphis, essa alcunha não poderia ter outra dona. Filha do fodão Rufus Thomas, ela já fez duetos maravilhosos com Otis Redding e foi uma das baluartes da Stax nos anos 60 e 70. A I`ll Never Stop Loving You foi feita em 1963, e tem um instrumental extremamente doce, com uso de vibrafone e uma bateria suave, na medida certa pra linda voz dela.




Mor Thiam - Ayo Ayo Nene

Pra terminar, já vou avisando pra ignorarem o vídeo e só escutarem o som, nada tem a ver com esse funkeado jazz do Mor Thiam. Pasmem, ele é o pai do Akon e é considerado um dos grandes mestres do jazz africano. Aliás, o "Afro-Jazz" como alguns costumam chamar, tem influências variadas. Puxam daquela coisa espiritual dos cantos gospels até batidas funkeadas e cantos tradicionais da música africana. Uma pena que o Akon não trilhou os passos do pai....



Confira as edições passadas do Mama Afrika aqui:

Edição 1
Edição 2
Edição 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.