sexta-feira, junho 12, 2009

Mama Afrika never lets you down #5

E o Mama Afrika never lets you down volta em sua 5ª edição, dessa vez especial para homenagear todos os apaixonados nesse dia dos namorados. Pra quem nunca ouviu falar, o quadro foi uma idéia de reunir bons sons pra se curtir no fim de semana. Ta aí a edição 5!

The Velvelettes - Let Love Live

Pra começar com o pé direito, essa track de um dos girl groups mais legais da Motown: Velvelettes. O grupo foi criado em 1961 pela Bertha Barbee e a Mildred Gill, que na época eram companheiras de Universidade.
Elas emplacaram alguns singles como "Needle In A Haystack" e "He Was Really Sayin' Something", produzidas pelo Norman Whitfield.
O grupo durou até 1970 e deixou tracks sensacionais, com um peso semelhante ao da Martha & The Vandellas. Digo isso porque 90% dos girl grups fazia um pop açucaradíssimo, e tanto as Velvelettes como as Vandellas conseguiram misturar isso com verdadeiras pedradas de Soul, como essa que escolhi para hoje: Let Love Live, pra sair pela sala dançando com sua nêga nesse dia dos namorados!



Maria Taylor - I Love You

Essa é pra ficar debaixo das cobertas e ficar de boa em casa com a namorada: Maria Taylor - I Love You. Lovers rock de primeira dessa doce cantora inglesa.



Smokey Robinson & The Miracles - Baby Baby Don't Cry

O mito. Smokey Robinson é o cara, o rei do "Quiet Storm". Nessa track de 68, uma história de amor com um fim triste. Saquem só início da letra:

"Nothing so blue as a heart in pain
Nothing so sad as a tear in vain
Let him walk on out if he wants to
He really doesn't deserve you
His loss is our gain so don't be blue"

Não pretendo falar mais nada. Ouçam e pirem, lindo!



Erykah Badu- Back in the day

Quem não curte a Erikah Badu? Lindíssima, canta pra caralho e combina demais nessa setlist pro dia dos namorados. Acho que nunca mencionamos ela na Action, mas sim, curtimos e idolatramos ela! E a track escolhida, "Back In The Day", é fuck music total com certeza, hahahaha.



Miguel de Deus - Fabrica de Papéis

O Miguel de Deus morreu há alguns anos e foi um dos grandes cantores de soul no Brasil. O amigo Roberto Iwai há algum tempo escreveu uma matéria sensacional sobre a carreira do cara, e que vale a leitura.
O baiano de Ilhéus além de ter tocado no grupo "Os Brazões" e no "Assim Assado", fez um dos discos mais fodas de toda soul music brasileira: Black Soul Brothers.
E é desse disco que temos a última track desse Mama Afrika especial dia dos namorados, "Fabrica de Papéis", um soul com lindos arranjos, quase psicodélicos, e com um Miguel de Deus praticamente versando sobre a melodia. Maravilhoso!


Um feliz dia dos namorados pros leitores da Action!

Confira as edições passadas do Mama Afrika aqui:

Edição 1
Edição 2
Edição 3
Edição 4

Um comentário:

  1. Incrível esse especial :)

    Quanto à música do vídeo, eu tb to verde na frente do Soulseek há semanas tentando, e nada. Se eu conseguir eu mando pra vcs, e se vcs conseguirem mandam pra mim? :)

    Abração!

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.