sexta-feira, novembro 06, 2009

Mama Afrika never lets you down #7

Chegamos a mais um Mama Afrika. Demorou desde o último, mas a compilação preguiçosa de vídeos do YouTube em forma de mixtape ganha mais uma edição. Algo de reggae, algo de soul e um algo de rap. Tudo de melhor que a música negra oferece.

Aswad - 54-46 was my number

Um clássico de Toots and the Maytals, a track ganha uma versão. Desta vez, com uma roupagem roots dos anos 80, de 1984, pra ser mais exato, e com uma sonoridade típica da música da época. Aswad, que significa negro em árabe, é uma das mais proeminentes bandas de reggae britânicas, sendo que se mais famoso hit foi o Don't turn around, #1 nas charts inglesas de 88. Apesar de haver um clipe, optamos pela versão que era apenas o som, por conta da qualidade.



Oxide e Neutrino - Up middle finger

Oxide e Neutrino emerge da Bretanha na cena da UK Garage. Inseridos no So Solid Crew, a dupla é uma das mais interessantes do hardcore rap atual. Alcançaram o primeiro lugar de singles na Inglaterra em 2000 com a track Bound 4 Da Reload (Casualty). O flow dos caras é fluído pra caralho, e o clip bem típico do hip hop da ilha.



Osibisa - The Coffee Song

Osibisa é uma das bandas bretãs mais interessantes. Álias, até difícil dizer que a banda é de lá, já que é composta por quatro africanos expatriados e três caribenhos. Na track escolhida, um cover de Frank Sinatra que cita a cidade de Santos, saquem só:

"No tea or tomato juice
You'll see no potato juice
'cause the planters down in Santos all say "No, no, no"



Dusty Springfield - What's It Gonna Be
Ao longo da história tivemos diversos cantores de soul brancos, mas talvez a que mais represente a paixão dos brancos pela música negra tenha sido uma mulher: Dusty Springfield. Mergulhou fundo no Soul, chegando a passar por uma fase mais Motown regravando Marvin Gaye e fazer um dos mais belos albums da história da música pop: o orquestrado Dusty in Memphis. Infelizmente, não achamos a track que gostaríamos de colocar por aqui e escolhemos a What's It Gonna Be, originalmente interpretada por Susan Barrett. Um dos melhores soul uptempo gravados pela musa do soul britânico.




The Rah Band - Message from the stars

Inspirado no sensacional post do amigo Benjamin Ferreira sobre Brit Funk, nada melhor que a Rah Band para encerrar este Mama Afrika. O projeto do producer inglês Richard Anthony Hewson era uma banda de um homem só, tanto que o nome Rah são as iniciais do cara. A falta de criatividade dele com o nome do projeto não reflete no material gravado. Coisas finíssimas como a sensacional Message from the stars, escolhida por nós e com participação de sua esposa nos vocais. Boogie que mergulha nos synths, dando um ar ainda mais especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.