sexta-feira, outubro 09, 2009

Elogio à Action

Depois do pôster de 1 ano, as deliciosas comemorações não param. Convidamos algumas pessoas que foram importantes para a Action ao longo de sua existência e pedimos uma post especial.

Alguns, por motivo de tempo, não puderam colaborar, mas mesmo assim, fica o agradecimento de coração a Flávia Durante, Roberto Iwai e José Roberto Fidalgo. Dentro da possibilidade de cada um, fizeram com que a gente continuasse a tocar o coletivo de forma morosa e tendenciosa até aqui, como o Rui diz.

Depois do Ciro, agora é a vez do amigo Alessandro Atanes da Revista Pausa nos presentear com uma post! Ao longo dos próximos dias, teremos a presença de Márcia Okida e Benjamin Ferreira.

Arqueólogos culturais, os integrantes do Coletivo Action escavam referências em busca de novidades. Da vanguarda russa do suprematismo, passando pelos cartazes da “velha guarda soviética” até o jornalismo gonzo criado lá nos anos sessenta e o lado B da música negra (inclusive o lado B da música negra brasileira).

Dessa matéria-prima, que superficialmente pode passar por saudosista, nostálgica ou até vintage, o Coletivo Action aponta para um horizonte de transformação a partir de uma localidade bem definida: Santos, cidade que, como disse recentemente o compositor Gilberto Mendes, está “dividida pela vanguarda e pelo conservadorismo, que algumas vezes a domina”, como agora, por exemplo.

Nesse cenário, em que o apodo “Barcelona Brasileira”, devido ao cosmopolitismo, foi, à medida que as levas de aposentados desciam a Serra do Mar, se transmutando em “Miami Brasileira”, é que as referências lado B do Action (para mim, as melhores músicas sempre estão no Lado B) catalisam forças de um amor (sim, amor) transformador, assim como nas composições do próprio Gilberto Mendes, na escrita oceânica de Flávio Viegas Amoreira ou na Música Caiçara Contemporânea do Percutindo Mundos.

O tabuleiro quadriculado de nossa cidade está montado, as peças estão postas e o inimigo, secular e perigoso, não vai dar mole. Mas a cada novo cartaz do Coletivo Action postado no Flickr nossas forças se renovam.

Alessandro Atanes, jornalista, é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Servidor público licenciado do município de Cubatão, presta serviços de assessoria de comunicação ao Sebrae-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.