sábado, agosto 01, 2009

Seja um Malevich

Sempre tem alguém em alguma parte do mundo com uma idéia foda. Daquelas que fazem você parar para pensar: "como não tive essa idéia antes?". Pior é quando a idéia tem a ver com algo que você é completamente fascinado. Em um primeiro momento você fica puto, mas depois comemora por alguém ter posto ela em prática. Bem, o assunto de hoje é uma dessas idéias.

O empresário espanhol Xavier Vidal, depois de viver quatro anos em Moscou, se impressionou com uma gravura suprematista do artista Kazimir Malevich exposta em um Museu local. O impacto foi tão grande que, ao voltar para sua cidade natal, Barcelona, Xavier criou o jogo Be a Malevich.

Be a Malevich foi inspirado nos Architectons, uma série de blocos brancos de cerâmica criados por Malevich que viravam grandes construções. Entre tamanhos variados, as peças maiores possuiam superfícies vazadas, permitindo o encaixe das peças menores. Os Architectons eram uma aplicação do Suprematismo, movimento criado pelo artista soviético e que tinha na formas geométricas e no conceito da "supremacia do sentimento puro ou percepção nas artes pictoricas/graficas", seu mote.

Segundo Xavier, "Be a Malevich significa ser criativo, romper barreiras, ser você mesmo. o jogo também tem algo de arquiteto que nunca fui e nunca serei." Baseado no modelo Alpha dos Architectons, possui as peças em tamanho original como as do artista soviético, e vem em dois modelos. O primeiro, com 19 peças, custa a bagatela de €55, enquanto o de 27 blocos, é conseguido por €65. Um preço meio salgado, mas pensando pela qualidade do material e o custo de produção, o valor é justo.

O site do Be a Malevich é bem bacana. Além das fotos do produto, rola informações sobre os Architectons originais e bibliografia sobre o artista. Há também a possibilidade de comprar o jogo direto do site. O ruim é que o valor é cobrado em Euros. Fica a nossa torcida de encontrar o produto em locais que vendam em dólares.

Malevich, o suprematista

Malevich foi um dos grandes artistas gráficos do século XX. Influenciado pelo cubismo e pelas antigas gravuras russas, criou o Suprematismo, movimento inspirado na imagem de um quadrado preto sobrepondo um piso branco. "eu sentia apenas a noite em mim e então eu concebi a nova arte, que chamei de suprematismo".

O cara, como todo artista soviético, era multimídia. Foi professor, pesquisador e participou de diversas exposições. Junto com Kandinsky e Mondrian, é reconhecido como um dos grandes mestres da arte não figurativa. No início de carreira chegou a criar cenários para uma ópera futurista. O artista soviético e de origem ucraniana também tinha fascinação pela fotografia aérea, o que inspirou toda a concepção dos Architectons.

Infelizmente, sofreu fortes críticas da imprensa e do governo soviético que o acusavam de subjetivista. Por ter uma concepção diferente da arte pura x arte aplicada, também ganhou a inimizade dos construtivistas. Chegou a ser preso e torturado, morrendo abandonado e na pobreza em São Petesburgo, em 1935.

Um comentário:

  1. Parece meio LEGO, mas sem os encaixes. Jogos de montas estimulam, demais, a criativa de qualquer pessoa. Não conhecia o jogo, mas vou procurar saber mais :)

    Abraços o/

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.