terça-feira, agosto 04, 2009

O lado black de Madchester

Há cerca de alguns meses nós contribuimos a Agenciau com uma coluna semanal. Existem algumas verdadeiras pérolas por lá e, por isso, e pelo fato de termos preguiça de escrever coisas novas, estamos revivendo as melhores matérias de lá. Algumas já foram postadas aqui, e quando rola vontade, postamos por aqui.

Muita gente deve se perguntar porque falamos de Madchester se somos um coletivo que fala de música negra. Madchester foi muito influenciada pelas primeiras festas de Soul Music na década de 60 e 70. Fora que os próprios pertencentes à cena tocaram música com pegada de funk, soul, rap, reggae e house.

No post de hoje, roubando o formato do nosso tradicional Mama Afrika, vamos lançar alguns sons que mostram o lado mais groove da cena.

Happy Mondays - Bob's Yer Uncle (12'mix)



Eu não quero ser bronha falando desse som do Happy Mondays que abre o post. Primeiro porque acho que os próprios me zoariam pra cacete. Bob’s Yer Uncle é mó música pra putaria, mas caberia nas pistas, com certeza. Aquela batida tradicional do Happy Mondays com uma aura de Acid Jazz com um vocal quase que hipnotizante do Shaun Ryder.

Marcel King - Reach For Love



Marcel King tem uma história curta e triste. Fez parte de uma banda de Philly Soul de Manchester chamada Sweet Sensation. Nunca fizeram o sucesso esperado, e muito tempo depois, já em carreira solo, a música Reach For Love foi produzida em parceria com Bernard Summer do New Order e lançada pela Factory.

Aliás, esse single é o favorito do Shaun Ryder, vocal do Happy Mondays. Um soul com uma pegada 80’s e até meio brega, mas linda. No clipe, uma pá de dançarino fazendo vários passos legais no lendário Haçienda. Marcel King tempos depois morreria de um tumor no cérebro, bem jovem.

X-Odus - English Black Boys



X-Odus foi outro single obscuro lançado pela Factory. É um reggae soturno pra cacete, bem a cara de Manchester. Lembra a fase roots do Dennis Brown, só que feito por moleques britânicos que depois sumiram do mapa, não lançando mais nada relevante.

808 State - Pacific State



Muita gente que fala de Madchester, Factory, acha que foi uma cena pós punk. Peraí. Não podemos esquecer o background dos músicos e o que a cena toda se tornou com a ascensão do New Order: Música eletrônica, mais especificamente House. Não podia deixar de postar esse puta clássico do 808 State: Pacific State. Um House de quando o ritmo era uma cena interessantíssima, que fazia questão de evidenciar suas influências da música negra.

Primal Scream - Come Together



Pra terminar, o Primal Scream tocando um dos seus maiores hits, Come Together, do lendário disco Scremadelica. Acid House misturado com Gospel. Puta que pariu, quer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.