segunda-feira, agosto 24, 2009

Action presents: Ninakupenda Afrika! Afrojazz Mixtape


A nova mixtape da Action faz uma longa viagem para África. É isso aí! O Rui vive dizendo que um dia estaríamos falando de house ganês ou coisa que o valha, dessa vez chegamos bem perto. Sempre tivemos um carinho especial pela música africana, ainda mais pelo Jazz, que tem uma pegada bem diferente do que as pessoas estão acostumadas.

Começando com Femi Kuti,-filho mais velho do lendário Fela Kuti- a track tem um pé e meio no Afrobeat mas conserva um clima jazzy. Temos também a presença do camaronês Manu Dibango, autor da famosa Soul Makossa e diversos representantes da África do Sul: Da saudosa Mama Afrika Miriam Makeba, que faz uma homenagem ao Brasil com Xica da Silva, aos não tão famosos por aqui Hugh Masekela e Letta Mbulu. Ambos são estouradíssimos no continente africano e Masekela chegou até a gravar pela Motown e participar do Woodstock Black!

A seleção também conta com os pioneiros Salah Ragab, egípcio, o senegalês Mor Thiam, também conhecido por ser pai do rapper Akon e o maior representante do Jazz africano em todos os tempos: Mulatu Astatke. O cara faz um som único, extremamente soturno e aqui nos presenteia com a lindíssima Tezetaye antchi lidj. Ainda temos o etíope Mahmoud Ahmed com uma bela mistura de jazz com cantos tradicionais e para finalizar com chave de ouro, uma homenagem a outro etíope, Tilahun Gessesse, recentemente falecido e um dos baluartes do jazz de seu país juntamente com Astatke.

Agora, sente, relaxe e BON VOYAGE!

Para ouvir, só clicar no play. Se quiser baixar, selecione a setinha para baixo ali a direita do player!
Ninakupenda Afrika! Afrojazz Mixtape por coletivoACTION

Tracklist:

01 - Femi Kuti - Tell me
02 - Mor Thiam - Kanfera return of fisher
03 - Manu Dibango - Groovy flute
04 - Salah Ragab & The Cairo Jazz Band - Neveen
05 - Mahmoud Ahmed - Belomi benna
06 - Miriam Makeba - Xica da Silva
07 - Hugh Masekela & The Union Of South Africa - Dyambo
08 - Mulatu Astatke - Tezetaye antchi lidj
09 - Letta Mbulu - What's wrong with groovin'
10 - Tilahun Gesesse - Kasegnesh

Um comentário:

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.