quarta-feira, julho 29, 2009

Mama Afrika never lets you down #6

O Mama Afrika volta em sua sexta edição, e dessa vez, mais diversificado do que nunca. Do rei do pop ao meste do jazz etíope, só pedradas!

Michael Jackson - Wanna Be Startin' Somethin'

Uma das melhores tracks do Michael. Wanna be Startin' Somethin' é a primeira música do disco Thriller e tem uma forte pegada electro funk e boogie. Vale ressaltar que ela foi originalmente composta para o primeiro disco do rei do pop. Mesmo aparecendo no seu disco de maior sucesso, é uma música que pouca gente lembra, um dos grandes motivos para sua aparição por aqui.




Mieko Hirota - Be My Baby

Grata e agradável surpresa para nós. Mieko Hirota foi a primeira cantora japonesa a participar do conceituado Newport Jazz Festival, fato que alavancou sua carreira. Se transformou em uma das principais cantoras pops do Japão, tendo, inclusive, cantado a música tema do desenho maior sucesso produzido por eles: Kimba, the white lion. Aqui, uma bonita versão de Be My Baby, que vale também por ser exótica.




Taj Mahal - Ain't Nobody's Business But My Own

Blues no Mama Afrika? É, já era tempo. Taj Mahatal, aka Henry Frederick, depois de uma série de estudos na área de etnomusicologia, um modo chique de falar que ouviu muita coisa produzida fora do seu quintal, entrou em contato com sons africanos e caribenhos. Foi um dos poucos caras da área a compor e tocar calypso e reggae. Essa foi a razão de um pequeno debate sobre qual som incluir, se este ou outro intitulado "Calypsonians". Contudo, é foda, falamos tanto de reggae e calypso que mesmo colocando um artista de blues vamos inseri-lo tocando calypso? Não, não.




Big Youth & The I Three - Every Nigger Is A Star

Também chamado de Jah Youth, o cara é um puta toaster jamaicano low profile que só atingiu algum sucesso moderado lá pelos anos 70 com The Killer. Apesar de ter assinado com a Virgin e ter aparecido no filme Rockers, o cara nunca teve um sucesso estrondoso. Já the I Threes é um trio vocal feminino que contém uma parcela grande da nata das cantoras da ilha: Judy Mowatt, ex-Gaylettes, Rita Marley e Marcia Griffiths. As três medalhões do reggae faziam os backing vocals de Bob Marley depois que Peter Tosh e Bunny Wailer sairam dos Wailers. O melhor de tudo é que a track é cover do Boris Gardiner, ex-calypsonian e depois reggaeman nascido na Jamaica, mas que não tem nada de jamaicano.



Mulatu Astatke - Yegelle Tezeta

A gente fala de tanta coisa estranha na Action que em dois meses estaremos falando de house guianes. Se bem que este é um caso especial, acreditamos que a maior parte do público da ACTION manja quem é Mulatu Astatke. E, se não manja, que vergonha. Etíope, viajou o mundo estudando música, inclusive sendo o primeiro africano em Berkeley. Criou o Ethiojazz, um estilo de jazz soturno, arabesco e absolutamente único. É complicado definir direito o que ele toca sem errar. Na verdade, só dá pra dizer que, realmente, é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.