terça-feira, julho 28, 2009

O roots da arte gráfica, Gráfica Fidalga


Hoje o post é curto. O motivo é simples: Tem um mini documentário legal pra caralho sobre a Gráfica Fidalga. Pra quem nunca ouviu falar, trata-se de um trio que produz lambe-lambe utilizando uma velha impressora alemã com os tipos móveis - aquelas letras entalhadas em madeira - e muita paixão pra executar esse trabalho.

Acontece que esse trampo deles acabou ganhando um culto fodido entre os designers e entusiastas das artes gráficas. Tanto que a revista de arte Cool Hunting produziu esse mini documentário que conta com imagens bacanas da oficina e depoimentos dos caras.

A Action é fanática por processos antigos de impressão, foi inevitável não pirar quando vimos o vídeo há uns meses atrás. Técnicas assim são sempre raras de permanecerem. Tecnologia é foda, a tradição cai como supérflua ou ineficaz e, principalmente com arte, não é bem por aí

Ah, e antes que eu me esqueça. Quem quiser produzir lambe-lambe ou simplesmente conhecer os caras -dizem que são gente finíssimas-, a gráfica fica em Sampa na Rua Fidalga, 490, lá na Vila Madalena. Pra mais informações até de como chegar ao local, o telefone deles é 9396-9213.

Um comentário:

  1. muito boa a matéria mesmo - o trabalho deles é muito bom ...
    eu gostaria de acompanhar melhor o trabalho de vocês,tem twitter?
    caso sim, manda um massagem para @pdtarso - para poder segui-los ...

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.