quinta-feira, abril 30, 2009

O garoto da Hungria

Daqui pra frente, todas as quintas, o colega Ciro Hamen, do Acento Negativo, escreverá crônicas sobre a cidade pra Action. Hoje, sua quinta crônica.

Quando morava nos Estados Unidos, precisei ir a vários encontros de intercambistas. Esses encontros tinham como objetivo socializar os intercambistas e eram uma chatice, mas de vez em quando aconteciam umas coisas legais. Tinha ido ver uma faculdade ao lado de um monte de chineses, coreanos, indianos e assim por diante. Completamente entediado, comecei a puxar conversa com um garoto que estava ao meu lado.

- De onde você é? – perguntei.

- Da Hungria – ele respondeu. Acho que nunca tinha conhecido um húngaro na minha vida.

- Ah, legal.

Curioso, ele também perguntou de onde eu era.

- Do Brasil.

- Sim, mas de onde?

Pensando que o garoto húngaro não ia conhecer uma cidade como Santos e subestimando a sua inteligência, respondi:

- De São Paulo. Quer dizer, do estado de São Paulo.

- Do estado de São Paulo? Mas de que cidade?

- Santos – respondi.

Com cara de espanto, o moleque perguntou:

- Pelã?

- Hã?!

- Pelã?

- O quê?

- Pelé!

- Pelé! Ah sim... Pelé! Desculpa. Claro, claro. Pelé! Você conhece o Santos.

- Sim. É o meu time no Brasil. Adoro o Pelé.

- Caralho.

Uma porra de um moleque húngaro no estado de Ohio sabia onde eu morava por causa da porra do time de futebol. Fiquei tão emocionado que nem sabia o que falar. Podia falar que conhecia o Puskas, mas não sei se pegaria muito bem. Afinal, eu nem sabia em que time o Puskas jogou. E a única cidade da Hungria que eu conseguia lembrar era Budapeste.

- Porra. Que demais. Você joga futebol? Vamos marcar de jogar algum dia.

- Vamos sim.

Trocamos telefone e tudo, mas nunca nos ligamos. Acho que o momento foi tão bonito que preferi ter o cara guardado na memória daquele jeito. O prestígio que o Santos Futebol Clube dá para a cidade ficou marcado em mim para sempre. Tanto que um garoto do Leste Europeu, vivendo na América do Norte, conhecia a cidade por causa do time. Era algo memorável. Pelo menos para mim.

Ciro Hamen é jornalista, escreve diariamente sobre cinema no blog www.acentonegativo.blogspot.com e todas as quintas-feiras no Coletivo Action.

Um comentário:

  1. Atualmente todo mundo conhece Santos pela A T I T U D E de Chorão, do Charlie Brown

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.