quarta-feira, novembro 05, 2008

RIP Byron Lee (1935-2008)

Cheguei em casa agora e pelo You&Me soube que o grande Byron Lee tinha morrido. O cara era jamaicano de nascimento, mas tinha descendência chinesa. Sim, chinesa! A ilha caribenha recebeu vários imigrantes chineses no meio do século 19 até mais ou menos o início do 20. Byron era baixista, tendo, inclusive, aprendido a tocar o instrumento a partir de um contra baixo feito em casa. Lee também tocava piano.

Nos fim dos anos 50, junto com amigos da escola, formou o conjunto The Dragonaires, com quem tocou na maior parte de sua carreira. A banda se tornou uma das principais no ritmo que estava nascendo na Jamaica, o Ska. Lee também passeou pelo Rocksteady, Calypso e Soca -ritmo que ele ajudou a se popularizar no Caribe-, e também trabalhou como produtor musical. Chegou a ser dono de um próprio selo, a Dynamic, que produziu muita coisa boa.

Um do seus discos clássicos, "Rock Steady", de 1967, talvez seja um dos discos mais subestimados da música jamaicana. Nele, Byron e os Dragonaires dão um show, indo do recém nascido Rocksteady ao Ska e o Calypso, mostrando as diversas facetas deste músico e sua banda.

Segundo o próprio Byron Lee, um dos pontos altos de sua carreira foi ter criado um evento de Carnaval anual na Jamaica. Contrariando a tudo e a todos, que não apostavam em uma festa deste naipe por lá. Até então, a Jamaica não tinha este tipo de evento, que era bem popular nas outras ilhas caribenhas. O Carnaval buscava unir todas as classes sociais nas ruas, tornando uma celebração totalmente democrática e gratuita.

Ao longo do tempo, Byron Lee se mostrou um artista muito importante. Transcendeu a Jamaica e é reverenciado até hoje em todo o Caribe. Não só pelo seu talento músical, mas por toda sua luta em expandir a música jamaicana e caribenha.

Nos vídeos abaixo, uma amostra do som desse grande músico. Um calypso tocado para o filme 007 contra o Dr No-se não me engano Lee e a banda até aparecem tocando no filme- e no outro vídeo, um belíssimo Rocksteady. Confiram e matem saudades!




Um comentário:

  1. Pois é. Jah todo poderoso chamou para o seu lado Byron Lee. A Radio Jamaica Brasileira se sente no dever de prestar justa homenagem a um dos mais notorios artistas jamaicanas que durante vida não poupou esforços para que a musica jamaicana em suas varias vertentes se espalhassem pelo mundo a fora. Quem não danço o hit "Hot Hot Hot"?

    Você pode participar do tributo acessando a nossa home page www.rjb.lusitaniacb.com . As 21h vc podera participar ao vivo da nossa progrmação interagindo pelo skype (radio.jamaica.brasileira) ou pelo nosso msn (radiojamaicabrasileira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.