segunda-feira, agosto 31, 2009

A volta do vinil no Brasil

Eu sou um daqueles caras chatos que prefere o vinil ao CD. Não é querer ser retrô ou anti tecnologia. A real é que o vinil tem um som com qualidade superior, a capa, maior, permite uma arte mais elaborada, e a própria não portabilidade dá uma sensação diferente ao ve-lo junto de outros discos na prateleira. Acaba se tornando um objeto de decoração, algo assim.

Estou falando disso porque a única fábrica dos bolachões que existia no Brasil havia fechado há uns anos atrás. Quem desejasse produzir algo tinha que apelar aos gringos, gerando um custo final muito alto para o mercado brasileiro. Com o fechamento da Polysom, tudo parecia perdido.

A boa notícia é que a gravadora Deckdisc comprou a fábrica e está em processos finais de restauração dos equipamentos e da sua sede, que fica em Belford Roxo, no Rio. No Twitter da Polysom é possível acompanhar não só como anda a recuperação da fábrica, mas também informações bacanas sobre o processo de produção do disco de vinil.

Tentamos uma entrevista com a asessoria de imprensa da Polysom há um tempo atrás, mas tomamos no cu. Nem deveríamos estar falando deles por causa disso, mas somos legais e divulgaremos a retomada de um projeto que abre várias possibilidades bacanas. Do pequeno selo que busca tiragens pequenas aos djs, o nicho que se abre tem tudo para dar um pouco de gás no mercado fonográfico brasileiro que está em falta de novidades e conceitos. Torcemos para isso, pelo menos.

5 comentários:

  1. Que droga que eles não toparam essa entrevista com vcs, hein? Espero que mudem de idéia!

    Mesmo assim, to muito feliz com essa reabertura da Polysom. Vinil é eterno :)

    ResponderExcluir
  2. falar sobre eles, mesmo sendo esnobados, demonstra que voces nao sao vingativos ... ou realmente gostam do assunto e preferem deixar o orgulho ferido de lado :P
    é uma boa notícia, mas espero que eles não botem fé em altas vendagens...apesar de tudo q vc mencionou, o mp3 gratuito e ilegal ta ai ainda e se Deus quiser vai continuar. e isso nao é querer ser filha da puta com o artista, pq todo mundo sabe q eles nao ganham mto com os gravados, né? parabéns novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. A Polysom tem clássicos excelentes! Ia ser ótimo se recuperassem as gravações originais d'Os Baobás e Galaxies!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.