sábado, agosto 29, 2009

Entrevista Phil Driver, fundador da Soul Unsigned

Há pouco, fizemos um post sobre o trabalho da Solar Radio. Phil Driver, o fundador do programa, nos encontrou pra agradecer e topou uma entrevista sobre a rádio e seu selo de artistas independentes de soul - a Soul Unsigned. Chequem:


Primeiro, conte-nos sobre você e seu background, Phil.

Tenho 44 anos e vivo perto de Cambridge, uma cidade universitária a 80 km ao norte de Londres. Comecei no soul music bem cedo, em 1975, quando tinha 11 anos. Comecei ouvindo Diana Ross, Donna Summer, Melba Moore e então rapidamente me interessei por grandes bandas da época como Earth Wind & Fire, Brass Construction e Fatback.

Atualmente trabalho meio período como consultor de T.I. e o resto do meu tempo é gasto com a Soul Unsigned.

Como começou a idéia da Soul Unsigned? Qual sua história?

Eu comecei a colecionar música de artistas sem gravadora perto de 2002. Eu costumava olhar sites de bandas independentes em sites como soundclick.com e mp3.com. Isso foi antes do Myspace começar a ser popular para música.

Naquela época, a maioria dos independentes estavam oferecendo downloads gratis de suas músicas, então criei uma grande coleção de músicas. Em 2007, eu contactei a Solar Radio e sugeri a idéia de fazer um show com vários artistas sem gravadora. Eles responderam me perguntando se eu gostaria de apresentar o show. Foi assim que a Soul Unsigned começou, como um programa mensal na Solar.

Eu não faço mais o programa, mas semanalmente o Soul Unsigned vai para estações FM na Espanha (Exite.FM), Suécia (KissFM e MRS FM) e pras Ilhas Canárias (QFM) e em webrádios inglesas e holandesas.

E sobre o nome, porque tão incisivo?

Na realidade é só uma combinação da musica (‘soul’) e o status dos artistas que a fazem (‘unsigned’, sem contrato), significando que não há contrato formal com uma gravadora.

O que exatamente faz a Soul Unsigned? É mais uma label, um show de radio ou apenas um bom começo para artistas de música negra?

Soul Unsigned é muitas coisas. Oferecemos serviços promocionais de graça para artistas de soul sem contrato e independentes. Fazemos isso através do website, o radio e o selo… e, também, indiretamente, através de entrevistas como esta. Basicamente, qualquer modo que possamos promover a música e os artistas é bom para nós.

Quais artistas são mais proeminentes na Soul Unsigned atualmente?

Estamos mais interessados em soul, funk e jazz, apesar que ocasionalmente promovemos artistas de urban/r&b, mas precisa ser soulful e diferente de música comercial tocada em radios mainstream.

O que é preciso para ser um artista da Soul Unsigned?

O primeiro passo é nos mandar um email (soulunsigned@aol.com) para se apresentar. Nos dê o link para um website, Myspace ou video YouTube aonde possamos ouvir sua música, ou anexe algumas MP3s para o email.

Raramente lemos todo o hype e RP que artistas nos mandam. Apenas escutamos a música e se gostarmos, promovemos.

Ouvimos todas as músicas que recebemos, e sempre provemos feedback, bom ou mal. Uma track sera rejeitada caso a qualidade da produção ou o vocal sejam ruins, ou se a música em si não se encaixe nos gêneros que promovemos.

Quando podemos esperar um distribuidor sulamericano?

Wow, isso seria muito legal…! Se você souber de alguém por aí que esteja interessado em distribuir nossos CDs na América Latina, por favor, dê meus detalhes!

A Inglaterra tem uma tradição em soul lovers. Porque isso? O que o soul tem de tão agradável para o povo britânico?

Tem um grande número de Africanos/Americanos vivendo na Inglaterra, então a influência da cultura e música deles é bem forte aqui. Tendo dito isso, sou um branco de classe media, mas ainda amo (e ‘sinto’) soul music.

Já que você está na cena soul desde ’75, como você disse pra Say What News, o que mudou de então para agora?

Tudo! O mundo é um lugar completamente diferente para o artista de soul Avanços na tecnologia de gravação e a internet agora permitem que artistas façam e promovam a música muito mais facilmente, e sem depender de uma grande gravadora. O lado ruim de tudo isso é que TODOS estão fazendo e distribuindo música, mas apenas uma pequena porção é verdadeiramente boa.

Conte-nos mais sobre a cena de northern soul como um cara que vivenciou. É tudo aquilo que o pessoal fala, com os all nighters e rixas de DJs?

Nunca estive tanto assim na cena Northern, então não posso comentar, apesar de que sempre soube das rixas que você se referiu, tanto entre DJs quanto entre promotores de eventos.
Voltando ao assunto, você diria que iniciativas como Soul Unsigned se sustentam financeiramente?

Soul Unsigned não cobra dos artistas para seus serviços promocionais. Pelo contrário, nossa iniciativa é financiada através do selo e do show de radio. Somos completamente auto sustentáveis.

Quais são os melhores modos para os artistas undergrounds se promoverem, fora alternativas óbvias como Myspace?

Meu conselho para todos os artistas independentes é criar a maior rede possível. A internet faz isso tão mais fácil do que era antes. Não importa se sua música é ótima, se ninguém souber dela, você não chegará a lugar algum. Como você mesmo disse, o requisito básico é um site (Myspace ou Facebook).

A maior ferramente que uso ao promover nossos próprios releases é o Google. Estou constantemente procurando por novos contatos que possam ajudar promover nossa música. Raramente alguém chegará até você; você precisa ir e encontrá-los. É um trabalho duro, mas é o único modo.

No Brasil estamos tendo uma pequena volta do vinil, com uma de suas principais fábricas voltando a ativa e majors concordando em relançar seu catálogo. Sendo assim, como está o mercado para o vinil na Inglaterra? O selo pretende investir nessa área?

O vinil está se tornando bem popular aqui na Inglaterra novamente, mas no momento os custos de produção são altos demais comparados ao do CD. Se os valores abaixarem, faremos, sim, alguns lançamentos em vinil, mas apenas se for comercialmente viável. Ainda não estou convencido que isso seria bom para nós ainda.

Além de jazz, funk e soul, o que mais você ouve?

Minha namorada.

Quais são seus planos para o futuro, dentro e fora da label?

Enquanto label, continuaremos desenvolvendo o maior catálogo de CDs possível. No momento, estamos apenas fazendo compilações, mas esperamos começar a lançar albums de artistas também.

Quanto ao show semanal de rádio, gostaria de vê-lo mais transmitido ao redor do mundo.

E estamos lançando a nossa nova loja – www.thesoulshop.com, para que possamos começar a vender os CDs de muitos dos artistas que promovemos na Soul Unsigned.

Por favor, uma última palavra de amor para nossos leitores.

Mantenha a fé, mantenha a soul music viva!

R. Darci

Um comentário:

  1. Cara se eu tivesse uma graninha, e mais colaboradores, na moral, investiria na abertura de
    portas da Soul Unsigned, pela america latina. Vidrei nesse post, parabéns!

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.