terça-feira, agosto 11, 2009

A vila do Soul: O museu da Stax Records

Há cerca de alguns meses nós contribuimos a Agenciau com uma coluna semanal. Existem algumas verdadeiras pérolas por lá e, por isso, e pelo fato de termos preguiça de escrever coisas novas, estamos revivendo as melhores matérias de lá. Algumas já foram postadas aqui, e quando rola vontade, postamos por aqui.


A Stax Records completou 52 anos neste ano e desde 2003 conta com um museu completíssimo, em Memphis, meca absoluta do Southern Soul, para muitos, o verdadeiro Soul. A forte influência da música country sulista somada com as diretrizes únicas da Stax, tornaram-a ainda mais mítica e cultuada entre os fãs.

Depois da label falir em 1976 e o espaço ser vendido a uma Igreja, a sede chegou até a servir de cozinha aos tradicionais pratos de sopa servidos para os pobres da região. O lugar foi revitalizado, quando em 1989, um grupo de anônimos e fãs da gravadora fundaram uma organização para revitalizar a área, patrimônio cultural não só da região, como do mundo todo.

A construção demorou mais de dez anos para ser iniciada, sendo que apenas em 2003 o museu estava de pé. O projeto final é uma réplica do estúdio original, o antigo Capitol Theatre, e tem em seus 17.000 m² , grande parte do material da gravadora, entre fotos, vídeos, filmes, roupas, e muita coisa que você ficaria espantado em saber como foi conseguido. Vale lembrar, que, um dos grandes incentivadores do museu, o saudoso Isaac Hayes, foi um dos baluartes do projeto e cedeu muito material bacana, como seu antigo Cadillac El Dorado de 72, o wishlist supremo da época.

Um lado legal do Museu é o espaço dado à artistas e outras gravadoras, como a rival Motown, a antiga parceira Atlantic Records e a jóia Muscle Shoals. Foda demais. Isso sem contar o espaço reservado aos artistas que não gravaram pela Stax, mas que também são importantíssimos, como Stevie Wonder, Marvin Gaye, Sam Cooke, etc. A grande sacada do museu, aliás, é essa preocupação de não ser apenas um lugar auto contemplativo, mas um lugar pra se conhecer melhor a música americana como um todo.

No prédio anexo ao museu, ainda existe a Stax Music Academy, uma escola de música e talvez o melhor lugar pra se aprender música em todo os EUA. E pra completar o complexo, ainda existe a Soulsville Charter School, onde os alunos tem matérias tradicionais do currículo escolar, como, Matemática e Artes.

Pra quem tem grana de ir pra lá ou está lendo a matéria e mora por perto, você precisa ir. Grande parte da história da música negra contemporânea mundial está disponível por $12 nesse grande complexo. Se você não tem mesmo como visitar, no site do museu existe a possibilidade de uma visita online, além de uma lojinha com todos os apetrechos de um verdadeiro fã dessa sensacional gravadora.

Detalhe pro Cadillac do Isaac Hayes. O cara tinha bom gosto haha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.