quarta-feira, julho 01, 2009

Nem Marvin Gaye, nem James Brown


Desde que a música é o que é, rolam ‘escândalos’ envolvendo seus protagonistas. Os maiores e que mais vêm a mente são os artistas negros: Marvin Gaye, James Brown, Michael Jackson e outros mais desconhecidos, como Don Drummond e Beenie Man. Todos esses tiveram sua repercussão na mídia, juntamente com uma extensa e parcial cobertura. Tivemos, nisso, prisões, enganos e vergonhas.

Dia 27 de maio deste 2009, no Brasil Urgente, fomos brindados pelo sensacionalismo mais uma vez – Dj Malboro, o cara responsável por fazer estourar o funk carioca na gringa, com o nome de baile funk, seria o responsável pelo abuso sexual de uma criança de quatro anos, filha de um casal de amigos de MG.

Claro que esses assuntos precisam ser noticiados, mas, como jornalista, uma das coisas que eu mais sinto repulsa é da cultura do ‘furo’ da qual a maioria dos colegas vivem. O furo é um ceonceito filho da puta para quem tem discernimento suficiente. O furo, em boas partes, vem acompanhado de uma carreta inteira de desinformação e pré julgamento. Em prol da verdade, direito do cidadão. E da glória masturbatória em ser o pioneiro sobre o assunto.

Dj Malboro foi um bom caso disso. Em termos. Depois do boom da notícia, ele nunca mais foi mencionado. Após o exame de corpo de delito, que relatava claramente que a menina não sofreu nenhum dano físico, e o Dj considerar mover uma ação por direitos morais, cadê todo mundo? Brocharam-se quem apontava os dedos e alguns foram proibidos de falar sobre o assunto .

Não precisamos de mais sensacionalismo e, muito menos, perder mais um talento da música para a irresponsabilidade. Independente de opinião pessoal, ele é o representante mundial de um dos últimos ritmos a serem criados no Brasil e, portanto, é alvo, também, da grande massa inconseqüente que ajudou a foder outros tantos. Só que desta vez, não foi necessária a morte para haver sua redenção.


*O coletivoACTION não está defendendo o Malboro, mas sim acusando a ausência de ética de alguns dos profissionais da área. A chuva cai para todos e cabe à lei, e apenas ela, proporcionar as devidas sentenças.


R. Darci

3 comentários:

  1. é sempre legal julgar mesmo que seja infundado, mas ninguém liga pra correr atrás de retirar o que disse, porque isso não dá tanto ibope. a midia é ruim e o publico é ainda pior, que se regozija com maledicência. porcausa de alguns 'furoes' outros se desencantam pelo que deveria ser jornalismo utilitario, talvez ate romantico. ele se perdeu.

    ResponderExcluir
  2. Salve...parabéns pelo blog e pelo coletivo...muito bom..vamos manter contato...abraço...Jah bless

    Tubarão

    ResponderExcluir
  3. Somos um coletivo... eu trabalho oficinas de arte com lixo com crianças...além de produzir arte com lixo...literatura periférica....no nosso blog tem um pouco sobre o que somos e o que fazemos...vamos nos falando

    Tubarao

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.