terça-feira, junho 09, 2009

Ring Di Alarm, Tenor Saw is dying



Uma música que sempre me vem à cabeça, juntamente com o cantor, é a Ring The Alarm, do Tenor Saw. O começo dela, ‘ Rrrrrrring! Rrrrrrrrring! Ey, ring di alarm, ey, wo. Ring di alarm and not a sound is dying’, foi usado ad infinitum em sampler, numa série de músicas de ragga, e em outros estilos além. Isso vinte e dois anos antes da Beyoncé criar uma música com o mesmo nome, tornando a tarefa de achar a letra pra essa track um martírio.

A música é de 85, o riddim é o Stalag17. Os destaques do cara são a Pumpkin Belly, que usa o Sleng Teng riddim, o primeiro digital já feito, e o Roll Call. Além desses, uma que não deve sair do player nunca é a Lots of sign. “Life’s one big road with a lots of sign. Signs in both sides, come on, come on”. Além de letras fodas, o cara é com certeza um dos melhores deejays que me recordo. O feeling dele é inconfundível, e consegue casar bem o riddim ao vocal, coisa que nem todo vocalista de dancehall faz.

Talvez isso explique porque ele seja tão sampleado no dancehall, o cara foi uma das grandes influências no começo, criando tunes que serviram de inspiração até depois da sua morte.

A maior tristeza da história do cara é que ele fez seu maior sucesso, ring the alarm, em 1985, e morreu em 1988, aos 22 anos, em Houston, por um carro em alta velocidade. O cara foi até homenageado pelo Supercat, com a música Nuff Man a Dead.


R. Darci

Um comentário:

  1. Porra essa musica dele é muito foda, alias o dancehall de 80 tem muita coisa interessante e bacana.
    O exemplo disso é o Tenor Saw que apesar da curta carreira gravou musicas que se tornaram hinos, Ganja, Lots of sign, sem contar essa classica Ring di alarm.
    Vale a dica pra rapaziada que diz que não curte dancehall pegar umas sonoridades de 80 pra conheçer melhor, iniciando por esse que na minha opinião foi o maior dos cantores de dancehall...RESPECT TENOR SAW !!!

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.