sábado, abril 04, 2009

O embaixador do Boogie Funk: Dam Funk


O Dam Funk, que já fora mencionado brevemente na Action, é um dos músicos mais criativos atualmente. Parece que a Stones Throw tem acertado em cheio com suas apostas, já não bastava o Mayer Hawthorne, agora é Dam Funk que merece ser falado por aqui.

O cara vem de Los Angeles e é considerado o embaixador do Boogie Funk, um rótulo meio nerd pra roupagem que o Funk ganhou na década de 80 através de bandas como Kool & The Gang, Ozone, Aurra e grande parte do catálogo da Prelude Records. O motivo desse título de embaixador é que além de promover uma festa em que ele mesmo discoteca esse som, ele possui uma puta influência do ritmo.

Pra começar, o cara utiliza baterias e sintetizadores antigos, tornando o seu som ainda mais característico. Eu poderia dizer que o Dam Funk pega toda sua bagagem do Boogie e desconstrói, jogando tudo numa batida cheia de grooves e inflûencias de Electro e Soul que ele chama de "Modern Funk".

Atualmente, Dam Funk possui um disco e um 12 polegadas lançados pela gravadora Stones Throw. O album Rhythm Trax Vol 4, faz parte de uma série com artistas da gravadora e possui 8 tracks cheias de experimentações com sintetizadores. É difícil explicar o que é, tudo o que eu falasse aqui poderia soar alguma análise blasé pra porra. Recomendo que assistam os vídeos no final da post. Nem vou falar muito do 12 polegadas, o Burgundy City. Só posso dizer que ele é menos experimentação e mais uptempo nas batidas. O visual espacial da capa do disco mostra uma puta influência das capas dos artistas de Boogie, bem legal.

O Dam Funk realmente levanta a bandeira do ritmo oitentista mas não deixa de apontar para o futuro mostrando um som totalmente novo e original, porém lotado de influências antigas.

A linda capa do Burgundy City

Ps: Rolou uma preguiça fodida de digitar a grafia correta do apelido do cara. O correto seria DâM FunK.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.