segunda-feira, abril 13, 2009

The Crabs Corporation, sangue novo na cena do reggae


A cena musical argentina sempre nos reserva coisas boas quando se fala de reggae e ska. Desde a bela Mimi Maura até o pessoal do Satelite Kingston e o Dancing Mood, a boa safra só aumenta, e a idéia é falar de uma das bandas que mais despontam: O The Crabs Corporation.

Formado por 5 caras com alcunhas bem estranhas, o Crabs Corporation - cujo nome é inspirado num dos selos mais populares de música jamaicana, a Crab - faz um reggae fortemente inspirado em bandas como Upsetters, Harry J All Stars, Vulcans, e todo o pessoal da ilha que se radicou na Inglaterra e começou a fazer um som inspirado em filmes de velho oeste e viagens do espaço. Esse som fez a molecada britânica pirar e ajudou ainda mais o ritmo da ilha caribenha a estourar na terra da rainha, tudo isso pelo final da década de 60 e início da de 70.



A história da banda começou quando ainda faziam parte da extinta Sonora Brixton, e ao aparecer a oportunidade de tocar um reggae instrumental e fincado nas produções pré roots apareceu, não a desperdiçaram. Os caras não se conformaram em apenas emular o som de 40 anos atrás, tanto é que o grande diferencial da Crabs Corporation é não parar no tempo e ser apenas mais uma banda revivalista, e sim colocar novas influências e idéias no seu som. A prova disso é o uso de samples, uma puta sacada, por sinal.

O grupo tem dois eps virtuais disponíveis. O primeiro, o "this generation", está pra ser lançado em um 7 polegadas por um selo alemão e o novo, lançado recentemente e que deve aparecer também em vinil, conta com participações do mito Dave Barker e a cantora inglesa Jen Bellestar. Isso nos conforta ainda mais, os caras estão bem encaminhados.

Com empolgantes lançamentos e um conceito muito criativo e novo sobre o reggae, o Crabs Corporation tem tudo pra ser um dos grandes expoentes da música jamaicana feita fora da ilha. Um alívio para os que buscam coisas novas e estão cansados das mesmices feitas por aí.

Myspace da banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.