segunda-feira, novembro 02, 2009

Por que os jamaicanos correm tão rápido?



Why Do Jamaicans Run So Fast? busca explicar as razões dos jamaicanos serem tão rápidos no atletismo. A produção, filmada antes e durante as olimpíadas de Beijing, mostra a tradição e paixão dos jamaicanos pelo esporte. São 61 minutos de depoimentos de atletas como o multicampeão Usain Bolt e Asafa Powell, além de músicos como Big Youth, Quen Ifrica e Movado.

Uma produção espanhola, o documentário foi lançado em premiere no Canal(Plus), também espanhol, em janeiro. Chegou até a ser indicado pelo tradicional American Black Film Festival. Tamanha a aceitação, foi a única não americana entre as selecionadas, o que é um grande reconhecimento a obra.

A grande sacada do diretor e produtor Fernando Guereta foi traçar paralelos entre a música e o esporte, meios que o povo da ilha encontrou como uma válvula de escape para a violência e a pobreza do país. "a idéia surgiu porque eu tenho ajudado uma equipe de atletismo local por anos. eu tive a oportunidade de perceber que a jamaica tem uma fábrica de corredores. o reggae é a música da jamaica e existe um laço forte entre esporte e música. - atletas amam música e músicos amam o esporte. o link sempre esteve lá, uma pista de atletismo é tão importante quanto a soundsystem. o reggae mantém viva a vibração e faz os dias esportivos felizes" diz Guereta.

Falando em música, a trilha sonora é composta de várias fases da música jamaicana. Dos velhos reggaeman Desmond Dekker e o trio Heptones a talentos atuais como Jah Cure e Movado, todos dando o tom especial do documentário, evocando nas letras questões de pobreza, violência e o desejo de uma vida melhor na ilha caribenha. Tudo com dedo de Guereta, que também é produtor musical e dono de um selo, a Nice Time Productions.

Assim como o excelente Rocksteady: The Roots of Reggae, Why Do Jamaicans Run So Fast? não tem previsão de lançamento no Brasil. E denovo, fica a torcida para que seja lançado em DVD. Fiquem ligados no perfil do documentário no Myspace para mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.