quarta-feira, setembro 16, 2009

A elegância do jazz de Moacir Santos [2.0]

Percebendo algumas falhas do passado, estamos reescrevendo alguns posts antigos que, apesar do tema ser bom, o que escrevemos nem sempre era. Portanto, gradualmente estaremos atualizando com algumas matérias reescritas.


A elegância do jazz de Moacir Santos
Original postado em 19/10/08

Grandes talentos nunca nascem grandes. Dá pra citar dezenas de nomes que, apesar de talentosos, morreram ou passaram boa parte de sua vida no anonimato. Caras extremamentes talentosos, como Simonal, que foi injustamente execrado no meio da carreira, ou Verocai, que foi por três décadas impedido de fazer seu batuque, representam sonoridades absolutamente marcantes que, por alguma razão, foram roubados de seus louros. É dando um pouco de corda pra esse banjo que falamos de Moacir Santos.


Arranjador à brasileira



Santos foi um dos maiores arranjadores e compositores do país. O pernambucano inovou na forma de fazer música ao misturar jazz com instrumentais brasileiros, merecendo o título de um dos maiores mestres da harmonização na história da música. Além de maestro, era multi instrumentista - tocava banjo, bateria, clarineta, saxofone, trompete e violão. Foi consagrado como uma das maiores influências do pessoal da MPB dos anos 60, sendo reverenciado por Vinicius de Moraes e Baden Powell. Inclusive deu aula a músicos como Dori Caymmi, Sérgio Mendes e João Donato, entre outros.

Em 1965 gravou seu primeiro álbum pela gravadora Forma, o Coisas. Nele, todas as tracks são nomeadas como Coisa nº 1 ao 10, sem ordem específica. Foi eleito pela Rolling Stone brasileira o 23º melhor disco nacional de todos os tempos. Não é pra menos, o som deste disco, todo instrumental, é imortal, daqueles que se toca para impressionar mulher e serve de trilha sonora pra vida. Lembra o que tinha de mais glamouroso na Rio antiga.

Após Coisas, Santos teve boa parte de seu trabalho traduzida em trilhas de filmes como Amor no Pacífico e Gamga Zumba. Em 1966, é nomeado membro da American Society of Composers, Authors and Publishers, a ASCAP, e, no ano seguinte, se muda para os Estados Unidos. De Pernambuco para Califórnia, se provou como um dos maiores músicos da época. Tendo impressionado Horace Silver, em 1972 gravou The Maestro e Saudade dois anos depois. Fecha a trilogia com Carnival of the Spirits no ano seguinte, sendo que todos os três discos foram lançados pela lendária gravadora Blue Note, especializada em Jazz e uma das maiores do gênero. Álias, a arte da capa desses LP's são absolutamente fantásticas. Apesar de serem gringas, passa uma brasilidade genuína, com o cuidado costumeiro das capas da Blue Note.


O homem por trás da batuta



Nascido em 1923 na cidade do sertão pernambucano de São José do Belmonte, começou cedo sua carreira musical. Aos onze anos tocava clarinete e acompanhava a banda de sua cidade, a Flores do Pajeú, a qual se juntou com catorze anos. Nessa época, já tocava, também, sax e trompete. Pouco depois foge de casa e se junta a bandas, tocando por todo Nordeste. Com algum nome e uma boa bagagem, se muda para o Rio de Janeiro e passa a se apresentar em orquestras, clubes e rádios. Trabalhou longo tempo na gafieira Clube Brasil Danças como maestro, além de ter sido contratado pela Rádio Nacional como tenorista da Orquestra do Maestro Chiquinho.

Em 1967 ele deixa o Brasil, indo morar em Pasadena, cidade californiana, aonde grava algumas das maiores pérolas do jazz com tempero tupiniquim. O então presidente Fernando Henrique Cardoso o condecora com a comenda da Ordem do Rio Branco. Às vésperas de fazer 80 anos, Moacir Santos falece após ficar dois dias internado devido a um derrame.

Uma entrevista feita pela revista Bizz com o maestro Moacir Santos pode ser conferida aqui.
E esta matéria, da Musitec, mais técnica, também vale a pena dar uma olhada.

Escrita originalmente pelo Morone
Reescrita pelo R. Darci

Um comentário:

  1. Prá não perder os comentários feitos na 1a postagem sobre o Moacir:
    2 comentários:

    Roberto Iwai disse...

    caralho morone, agora que eu lembrei! moacir santos participa do melhor disco de samba jazz do brasil, o "é samba novo!" do grande edison machado!

    http://bp0.blogger.com/_pYO8tWiGigY/RtdIO2FkZ1I/AAAAAAAAAHY/2IWvFdmliMM/s1600-h/Machado+Edson+Samba+Novo+Verso.jpg

    e como mostra a contracapa, ele é compositor (e no disco, arranjador) de uma das canções mais famosas da música brasileira, "nanã", cuja melhor versão é de wilson simonal. ela continua sendo regravada até hoje, e a última regravação que se consta é de... wilson simoninha, hahah.

    a versão de edison de "nanã" soa como um apocalipse, tamanha é a força que o baterista soca o instrumento (mas ainda mantendo a pegada samba jazz, no melhor estilo monstro do cara), e os metais parecem anunciar o início do fim dos tempos.
    20 de Outubro de 2008 00:45
    Roberto Iwai disse...

    aliás, neste disco ainda conta com a participação de outro grande músico e arranjador jt meirelles, que fez parte da banda meirelles e os copa 5, e fazia mais sucesso lá fora do que aqui.

    hahah, e agora que você falou em arranjadores da tv record, vale citar, apesar de tendo a liberdade de já sair do assunto, o grande erlon chaves, que ganhou o festival da record junto com tony tornado, e que cedeu à pressão racista e da ditadura e enlouqueceu total.

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.