sexta-feira, julho 24, 2009

O deep groove do samba de Arthur Verocai

"Eu poderia ouvir seu álbum todo dia pelo resto de minha vida", confessa Madlib, que não é tão fácil assim de agradar. Você sabe que, vindo dele, esse é um dos melhores elogios que se pode conseguir. E, pra Arthur Verocai, não faltam elogios. O multi-instrumentista carioca de personalidade low profile já foi sampleado por caras como MF Doom, Madlib, Ludacris e até mesmo por Spike Lee em Faça a coisa certa(Do the right thing).

Verocai mistura a Bossa com um funk de groove pesado. Samba se mescla com o jazz e faz uma ponte entre a música brasileira e o soul norte americano. Vira o que alguns depois chamariam de Brazilian soul. Ao contrário do que a maioria acha, o próprio já descarta a conexão dele com a Tropicália. "Minha música não tem nada a ver com Tropicália. Nada. Fui influenciado por Milton Nascimento". Abençoa todos os DJs que o samplearam, "eles compõem remixando".

Arthur Verocai is living proof that soul transcends generations, races, and creeds. If you are a producer and don’t know who this guy is, then you don’t know soul music at its best. Welcome to Brazilian soul. Meet Arthur Verocai
9th Wonder

Bem vindo de novo, Verocai

Atualmente, dizem - o producer que não conhece Arthur Verocai não sabe do que está fazendo. No entanto, ele entrou em um hiato de 30 anos desde seu último trabalho. Voltou a fazer novas tracks a partir de 2002, sendo que durante esse tempo fez televisão, comerciais e -acreditem- jingles. Aparentemente, o mercado fonográfico não estava pronto pra ele. E acho que nunca estará, ao menos no Brasil. Ainda é dificílimo achar material e informação sobre esse artista.

Desde 1972, quando gravou o disco Arthur Verocai, ele lançou Saudade Demais, em 2002, e Encore, de 2007. Recentemente foi chamado para se apresentar em Los Angeles, para uma série de shows chamada Timeless. As outras apresentações esgotaram os ingressos, com os pesos pesados Mulatu Astatke e Miguel Atwood-Ferguson com uma orquestra de 40 integrantes.


Pega pra capá

Em plena ditadura militar, lançou seu debute - Arthur Verocai. É um dos poucos discos que pode-se dizer: não falta nada, não sobra nada. Classudo ao extremo, com arranjos trabalhadíssimos, das cordas aos metais, emociona sem pieguice. Ele supera a canhestrice que imperava na música brasileira da época, criando um clássico desconhecido da música brasileira. A autêntica rare gem.

As faixas, todas únicas e surpreendentes. Presente grego, remetendo a ditadura militar, um ode ao que os militares davam ao Brasil da época. Na boca do sol, uma canção nostálgica sobre o interior, apresenta frases de metais que simplesmente não sairão da cabeça - os arranjos sem paralelos na música, deixando claro porque tanta gente as sampleou.


Olhando pro futuro

O último CD, Encore, mantém toda finesse que fez ele famoso entre os americanos e nos faz sentir saudade do que já foi nossa música. Parou no tempo em que o deep groove do funk deu as mãos pra poesia do samba. A faixa Tudo de bom é uma incógnita; é como a bossa dos swinging sixties mas com, justamente, swing demais pra isso. O álbum conta com três faixas com os colossos do Azymuth e uma com Ivan Lins, num agrado a mais.

Um dos raros músicos que ainda fazem um bom trabalho depois de tanto tempo de trabalho, Verocai impressiona com a qualidade e as referências que tem em plenos anos 2000. Apesar de tocar num estilo que saiu de voga há décadas, é um dos sons mais inovadores e aliviantes atuais. Ouvir qualquer um deles é ficar em dúvida do ano de sua produção, bem como a inevitável felicidade de saber que ele voltou -e continua- na ativa.

Curtam Na boca do Sol:



R. Darci

Um comentário:

  1. Poder conviver com o Mestre é um privilegio.
    Suas novas composições tambem são belíssimas.
    Aguardo ansiosa por Altiplano.
    Amigo querido seu sucesso é merecido.
    Bjinhos
    Juçara Valverde

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.