segunda-feira, maio 25, 2009

Robert Crumb e os Cheap Suits Serenaders

Seguinte, há cerca de uns quatro meses, nós temos uma coluna semanal no blog da Agenciau, que nos tem dado uma força bacana em vários aspectos. Ocasionalmente postaremos textos bons de lá, aqui. E hoje, falaremos do grupo de jazz do Robert Crumb, o Cheap Suits Serenaders. Aproveitem.


"There’s one pet I’d like to pet,
And every evening, we get wet.

I stroke it every chance I get;
It’s my girl’s pussy."
- My Girl's Pussy

Esse post chega em clima de jazz. Se você estiver em Santos, sinta-se em New Orleans; lá deve ser tão úmido e abafado quanto aqui. Se conhecer Robert Crumb, então tá em casa. Pra quem não conhece, ele é o maior expoente do cartum underground. Do mundo. Criou Fritz the Cat e Mr Natural, responsável pela genial revista ZAP!. Ele reinventou o modo do mundo ver quadrinhos e própria arte, tudo graças a uma personalidade introspectiva e o uso abusivo do LSD. Sim, a receita do sucesso às vezes funciona.

Falar sobre Crumb é render posts, livros e filmes. Contudo, tem um aspecto pouco abordado da vida do cara. Como um amante ferrenho do jazz (ele até fez um livro dedicado a ilustrações dos grandes - R. Crumb's Heroes of Blues, Jazz, & Country), ele detestava a música contemporânea e tinha seu próprio quarteto de cordas, no qual era frontman. 'Era' porque não está mais muito envolvido com a banda.

Influenciado principalmente pelo estilo de 1920's, os Cheap Suits Serenaders lançaram três álbuns em 33 1/3 rpm, sendo que alguns foram 78rpm, bem depois desse formato entrar em desuso, nos anos 70, à título de coleção. Todos lançados pela Blue Goose Label, se tornaram raridades e de uma sonoridade única. Até pela história de vida do R. Crumb, a banda é singular em vários aspectos. Ouvir um disco deles é tomar um banho do melhor que existe entre instrumentos de cordas, que incluem até o Ukulele (guitarra havaiana) e o Mandolim.

Melhor mesmo do que ler sobre eles é ouvir. Então curtam essa amostra da maestria dos caras e, não se esqueçam, Keep on Keepi'n On.






R. Darci

Um comentário:

  1. Tô me sentindo naqueles filmes de velho oeste, saca? Tá rolando uma festinha no bar local e todo mundo acabou de pedir uma rodada de guinness.

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.