sábado, março 07, 2009

O grande Chico Hamilton

Chico Hamilton é um dos músicos mais interessantes do Jazz. No alto dos seus 87 anos, o americano com nome estranho dá aulas na "New School For Jazz and Contemporary Music", em Nova York, e ainda consegue nesse meio tempo fazer turnês com sua banda de apoio, o Euphoria. O motivo de estar falando dele por aqui é que Chico é um puta baterista. Não digo isso pelo virtuosismo bronha que alguns gostam sempre de ressaltar na música, mas pelo seu feeling nas baquetas.

O cara sempre teve companhias fodas durante a carreira, pra efeito de curiosidade: Charles Mingus, Lester Young, Count Bassie, Nat King Cole, entre outros. A lista é extensa, mas já adianto que ele tocou com quase toda a geração de ouro do Jazz. Hamilton é considerado um dos grandes destaques do West Coast Jazz, gênero desenvolvido em Los Angeles e São Francisco, mas sua fase no Hard Bop e no Soul Jazz são os que realmente mais mostram seu feeling na bateria.

Um dos melhores discos de sua longa carreira, The Dealer, de 66, conta com apoio da sua banda. Dançante, mas não tão porra louca como o Hard Bop, e elegante, acima de tudo.
Ao longo de sua carreira, Chico Hamilton flertou com vários gêneros do Jazz, mas sempre teve um lado mais soulful, mais funky, e isso com certeza é seu diferencial.

Uma pena que tem pouca coisa dele no Youtube, inclusive, a idéia era lancar a música "Strut", com uma pegada mais funkeada dele, que é do caralho, mas deletaram.Pra não deixar essa post sem vídeo, abaixo, um outro som fodido do cara, e que combina total com essa semana: "Calor tá foda" na Action. Confira também o Myspace do Chico, que conta com coisa boa.

Um comentário:

  1. Parafraseando o título do genial livro do escritor chileno Roberto Bolaño, "Os detetives selvagens", vocês aí do Action são verdadeiros garimpeiros selvagens.

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.