segunda-feira, março 30, 2009

A diáspora chinesa e a música jamaicana

Seguinte, há cerca de dois meses, nós temos uma coluna semanal no blog da Agenciau, que nos tem dado uma força bacana em vários aspectos. Ocasionalmente postaremos textos bons de lá, aqui. Aproveitem.

-

Ao se falar em reggae, imediatamente as pessoas imaginam aqueles negões com rastas até a bunda cantando sobre sua religião. Quando a Jamaica ainda era uma colônia inglesa, o país recebeu imigrantes chineses até mais ou menos a década de 40. Muitos deles abriram pequenos comércios - como vemos até hoje, inclusive aqui pela cidade, que tem várias pastelarias estranhas.

O que ninguém poderia imaginar é que os chineses acabaram sendo relevantes na cena musical da ilha. O primeiro chinês a se envolver nisso foi Thomas Wong, conhecido como “Tom the great Sebastien”. Wong foi responsável no começo dos anos 50 pela primeira Sound System, cujo repertório era apenas de Blues e Soul, o som preferido dos jamaicanos. Na época, compensava mais contratar um Dj do que que arranjar uma banda inteira pra tocar.

Anos depois, outro descendente de chineses daria o que falar. Byron Lee, recentemente falecido - inclusive a Action fez um texto sobre ele que pode ser encontrado em nosso blog - foi um dos grandes incentivadores do Carnaval jamaicano e líder do “Byron Lee & The Dragonaires”, banda fodida que tocou Ska, Rocksteady, Reggae, e Calypso. Byron foi pioneiro, já que ajudou a tornar o Ska, um som até então apenas música dos guetos jamaicanos, mania nacional e mais tarde internacional. Ele foi um dos responsáveis também pela popularização do Soca, uma espécie de Calypso mais acelerado e que é febre no Caribe inteiro, principalmente em Trinidad & Tobago, considerada até hoje a terra do Soca.

Não podemos deixar de mencionar Leslie Kong, que foi a primeira pessoa que viu futuro em Bob Marley, lançando no começo dos anos 60 duas músicas que acabaram não estourando mas que deram certa visibilidade a Marley. Leslie Kong era apenas dono da Beverly’s, uma bizarra combinação de sorveteria/loja de discos e que fez Kong se interessar cada vez mais pela produção musical. Além de Bob Marley, ele produziu Jimmy Cliff, que na época buscava apoio pra lançar sua primeira canção, “Dearest Beverly”. O chinês topou a parada e ainda fundou seu próprio selo, com o mesmo nome da sorveteria inclusive.


Leslie Kong


Outro mito produzido por Kong foi Desmond Dekker, com o hit “Poor me Israelite”, primeiro single feito na Jamaica a ficar no Top Ten no Reino Unido e América. Vale lembrar também que Kong produziu o The Jamaicans, um grupo de rocksteady responsável pelo sucesso “Ba-Ba Boom” de 1966. O conjunto tinha como membro fundador o sobrinho de Leslie Kong, I Kong, que logo após o fim do grupo embarcou em carreira solo, esta já voltada pro Roots Reggae.

Compacto da Beverley's


Leslie Kong faleceu aos 37 anos de ataque cardíaco, mas algumas lendas dizem que Bunny Wailer (membro do The Wailers) amaldiçoou o cara por ter lançado uma coletânea sem devida permissão. Uma pena, afinal, Leslie Kong era jovem e com certeza tinha um futuro brilhante como produtor.

A presença chinesa é abordada por vários artistas conhecidos na ilha, como o Yellowman, que em uma de suas músicas falava que queria pegar a filha do chinês, genial. Já Prince Buster, com “Black Head China Man” é uma tiração de sarro de Buster com seu amigo Derrick Morgan, que havia copiado um solo de sax produzido por Lester Sterling e enviado para Leslie Kong.

“You done stole my belongings and give to your China man
God in heaven knows
He knows that you are wrong
Are you a China man are you a black man?
It don’t need no eye glass to see that your skin is black
Do you prefer your China man to your fellow blackman?”

Pra encerrar, Byron Lee acompanhado dos Dragonaires tocando “Baby Be True”.


2 comentários:

  1. nossa,
    que fera
    não sabia msm disso
    bem q eu sempre achei o Byron Lee meio estranho...
    mas nunca tinha parado pra pensar sobre isso
    hahahah

    ResponderExcluir
  2. Foda Rui!

    muito foda a história, agora que li que reparei que tem várias músicas que falam "do china", me veio na cabeça na hora 'Hong Kong Flu' do ethiopians.

    muito foda!

    bless ya!

    Raoni Ba-boom

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.