terça-feira, janeiro 20, 2009

Bem pior que você


Desde criança adoro ver gente que se fode mais que eu. Talvez por isso eu ande com o Morone, não sei. Tem coisa que você só sente com a merda alheia, tamos aí com as videocassetadas. Eu, quando moleque, nos tempos de gordo juvena, pensava ser privilegiado; era uma das poucas crianças do mundo a não ser mordido por uma porra de um ganso, cena que se repetia pra caralho todo domingo. Sério, parecia que aqueles gansos miravam especificamente no saco. Ô loco meu.

De qualquer modo, só estou mesmo falando isso porque fazia um tempo que eu queria falar do Joe Sacco. Agora mesmo estou usando o Derrotista como mouse pad. Fez meu mouse pegar melhor, e quando estou triste olho pro desenho das crianças palestinas na contracapa. É uma situação win-win.

O cara tem alguns livros - que não falarei aqui por preguiça - sobre a Palestina, a guerra da Bósnia etc. Foi o único jeito de eu entender o que rolava nessa guerra. Eu esperei a Turma da Mônica falar sobre isso, mas não rolou. O que eu mais queria era o Cebolinha gritando 'Ah, o holor, o holor!', saca? O Sacco foi lá e furou ozolho do De Souza. Fazendo jornalismo em quadrinhos, ele trata assuntos sérios com um estilo new journalism de um modo altamente pessoal e desgraçadamente descritivo, já que os detalhes da caneta dele vão além de qualquer coleção de fotos ou grande reportagem em livro. Isso tudo de um modo razoavelmente sério.

Bem, fora o Derrotista. Lançado em 2007, posso e devo estar enganado, ele fala da vida pessoal do cara, desde as primeiras matérias sobre a Palestina até quando fez parte de uma entourage vendendo camisetas e não comendo ninguém. Ele é um fodido, e cada página é um retrato de um cara que conseguiu se dar bem instistindo, mostrando que, se nos empenharmos tudo é possível. NOT. Ele é um poço de auto piedade, um maltês que deixou namorada em Idaho e que, em dado momento, manda uma carta enquanto ele tá em tour, pra dizer que ele é chifrudo e tá com outro. HÁ! Foda demais.

Um dos meus livros preferidos dele. Mas não recomendado pra uma primeira leitura. Leiam Gorazde, pra pensarem que ele é um jornalista sério e cutting edge. Depois peguem o Derrotista e se sintam bem.

R. Darci

2 comentários:

  1. Peossoal do Action,

    O Cebolinha gritando "O holor! O holor" deve ficar como uma das melhoras sacadas de 2009.
    Abraços,
    Alessandro Atanes

    ResponderExcluir
  2. li o gorazde, é genial. só assim entendi a guerra da bósnia, hahaha. preciso ler o palestina pra entender esse babado tb. *rsss bjoss

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.