O House sempre teve múltiplas facetas, grande parte disso justificada pelo processo criativo de cada artista da cena e da própria época em que se vivia. A década de 80 trouxe muita coisa ruim, mas também trouxe muita coisa boa. Slam Slam é um bom exemplo.
O projeto era formado por membros do recém terminado Style Council e
contava com a ex backing vocal do Wham! Dee C. Lee nos vocais e ajuda do marido Paul Weller, do consagrado The Jam. Nesse projeto, havia também a presença de Mick Talbot, ex Style Council e a colaboração dos djs Dr. Roberto, Hector e Marco Nelson, este último, fundador da banda de acid jazz Young Disciples.
contava com a ex backing vocal do Wham! Dee C. Lee nos vocais e ajuda do marido Paul Weller, do consagrado The Jam. Nesse projeto, havia também a presença de Mick Talbot, ex Style Council e a colaboração dos djs Dr. Roberto, Hector e Marco Nelson, este último, fundador da banda de acid jazz Young Disciples.O Slam Slam tinha um som com uma batida tradicional do house, fortemente inspirada nos clássicos do ritmo surgido em Chicago e nas canções tocadas em lugares como o Paradise Garage. Ou seja, batida 4x4 e levadas de piano. O diferencial do grupo estava na bagagem adquirida em projetos passados, especialmente no Style Council, onde conseguiram agregar no Slam Slam uma estética focada no Soul, no Funk e no Jazz. O resultado é um som classudo e dançante, utilizando instrumentos como flautas, orgão Hammond e vocais soulful da belíssima Dee C. Lee.
O único disco do grupo, o "Free Your Feelings", de 1991, consiste de dez canções. Sete delas escritas por Weller e outras composições feitas com ajuda de Mick Talbot, Dr Roberto e a própria Dee C. Lee. Em uma das tracks, "Move(Dance All Night)", um Deep House, soulful até não poder mais, com Dee C Lee levando seus vocais ao ápice. Em "Something Ain't Right", que inclusive virou clipe, temos uma batida com aquele piano característico do house. A canção não sai muito do tradicional do que era feito na época, mas possui um cuidado a mais, aquele sabor de acid jazz dos vocais e dos instrumentos utilizados, além das boas letras.
O disco ainda possui algumas quebras interessantes, como o quase rap "Free Your Feelings", um R&B/Rap instrumental com uso dos tradicionais scratchs. As duas melhores faixas do disco, "You'll Find Love" e "Nothing Like It" sintetizam tudo o que foi falado até agora, aliar o som do house com influências de soul e jazz.
Infelizmente, o projeto não durou muito. Slam Slam lançou apenas este disco e logo depois seus principais integrantes seguiram rumos diferentes. Weller embarcou em uma estupenda carreira solo, enquanto Dee C. Lee-até então casada com Weller- trabalhou com alguns artistas como o rapper Guru. Mick Talbot foi outro que nesse meio tempo embarcou em vários projetos, todos ligados acid jazz.
Slam Slam foi a prova de que o House é um ritmo que aos poucos foi empobrecendo. Pegue alguma coisa feita atualmente e compare, tudo pasteurizado e clichê. É uma pena que dificilmente veremos alguém fazendo um som tão rico como esse grupo fez.
Slam Slam foi a prova de que o House é um ritmo que aos poucos foi empobrecendo. Pegue alguma coisa feita atualmente e compare, tudo pasteurizado e clichê. É uma pena que dificilmente veremos alguém fazendo um som tão rico como esse grupo fez.











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