quinta-feira, dezembro 18, 2008

House meets Acid Jazz: Slam Slam

O House sempre teve múltiplas facetas, grande parte disso justificada pelo processo criativo de cada artista da cena e da própria época em que se vivia. A década de 80 trouxe muita coisa ruim, mas também trouxe muita coisa boa. Slam Slam é um bom exemplo.

O projeto era formado por membros do recém terminado Style Council e contava com a ex backing vocal do Wham! Dee C. Lee nos vocais e ajuda do marido Paul Weller, do consagrado The Jam. Nesse projeto, havia também a presença de Mick Talbot, ex Style Council e a colaboração dos djs Dr. Roberto, Hector e Marco Nelson, este último, fundador da banda de acid jazz Young Disciples.

O Slam Slam tinha um som com uma batida tradicional do house, fortemente inspirada nos clássicos do ritmo surgido em Chicago e nas canções tocadas em lugares como o Paradise Garage. Ou seja, batida 4x4 e levadas de piano. O diferencial do grupo estava na bagagem adquirida em projetos passados, especialmente no Style Council, onde conseguiram agregar no Slam Slam uma estética focada no Soul, no Funk e no Jazz. O resultado é um som classudo e dançante, utilizando instrumentos como flautas, orgão Hammond e vocais soulful da belíssima Dee C. Lee.

O único disco do grupo, o "Free Your Feelings", de 1991, consiste de dez canções. Sete delas escritas por Weller e outras composições feitas com ajuda de Mick Talbot, Dr Roberto e a própria Dee C. Lee. Em uma das tracks, "Move(Dance All Night)", um Deep House, soulful até não poder mais, com Dee C Lee levando seus vocais ao ápice. Em "Something Ain't Right", que inclusive virou clipe, temos uma batida com aquele piano característico do house. A canção não sai muito do tradicional do que era feito na época, mas possui um cuidado a mais, aquele sabor de acid jazz dos vocais e dos instrumentos utilizados, além das boas letras.

O disco ainda possui algumas quebras interessantes, como o quase rap "Free Your Feelings", um R&B/Rap instrumental com uso dos tradicionais scratchs. As duas melhores faixas do disco, "You'll Find Love" e "Nothing Like It" sintetizam tudo o que foi falado até agora, aliar o som do house com influências de soul e jazz.

Infelizmente, o projeto não durou muito. Slam Slam lançou apenas este disco e logo depois seus principais integrantes seguiram rumos diferentes. Weller embarcou em uma estupenda carreira solo, enquanto Dee C. Lee-até então casada com Weller- trabalhou com alguns artistas como o rapper Guru. Mick Talbot foi outro que nesse meio tempo embarcou em vários projetos, todos ligados acid jazz.

Slam Slam foi a prova de que o House é um ritmo que aos poucos foi empobrecendo. Pegue alguma coisa feita atualmente e compare, tudo pasteurizado e clichê. É uma pena que dificilmente veremos alguém fazendo um som tão rico como esse grupo fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.