domingo, novembro 16, 2008

Peter Saville e o design de Manchester


Um dos designers que mais nos influenciam se chama Peter Saville. É incrível a trajetória deste inglês em ir na contramão do design mais sujo e anarquista que rolava na Inglaterra nos anos 70. Ele construiu à partir de influências dos mestres Herbert Bayer e Jan Tschichold, trabalhos geométricos e minimalistas, com profundo cuidado na diagramação.

Saville ficou famoso também pelas capas dos discos do Joy Division e New Order. Não podemos e nem devemos esquecer, também, do seu trabalho como designer e sócio da gravadora Factory Records, principal incentivadora musical e cultural de Manchester nas décadas de 70, 80 e começo de 90. O designer estava se formando quando recebeu convite de Tony Wilson para fazer o cartaz de uma festa que começava a rolar por aqueles lados.

À partir daí, a relação Wilson-Saville só aumentou. Tempos depois, criaria a marca da Label e se tornaria diretor de arte da Factory Records. A label possuia uma identidade visual única, desde os seus cartazes até capas de discos, onde estilo impregnado era realmente diferente e marcante para o período. Peter Saville teve outras fases como designer. Oras puxando para uma coisa mais clássica, ou algo mais oitentista, indo naquela onda do New Wave. Ainda assim, sempre conservou uma organização visual conseguida no passado.

Vale lembrar também que, Saville, foi sempre fiel a sua cidade natal. Muitas vezes relutou em sair de Manchester. A cidade sempre foi uma inspiração e um verdadeiro lar para ele. Não era bairrismo, mas um sentimento bacana que culminou com vários trabalhos para a cidade nortista e a eleição em 2004 como diretor de criação de Manchester. Muito foda! Peter Saville é uma das grandes provas de um artista com estilo próprio e que não esquece do seu berço.

Peter Saville, site oficial

Um comentário:

  1. o design da factory é lindo, e sabia muito pouco sobre esse cara, curti.

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.