domingo, novembro 09, 2008

Paul Rand, símbolo do design americano



Falar de Paul Rand talvez nem fosse necessário. Se não o conhecem pela pessoa, devem conhecer pelos seus sensacionais trabalhos ao longo da carreira. Só que somos insistentes, adoramos falar de nós mesmos e do que nos influencia. Este designer americano é uma delas.

Foi influenciado no início de carreira pelo Sachplatt, uma reação alemã aos excessos da Art Noeavau e que pregava o minimo uso de elementos nas peças gráficas. Na época, também já havia recebido elogios do lendário professor da Bauhaus László Moholy-Nagy. Segundo László, Rand era um idealista e realista, conseguindo com maestria agregar forma e função em tudo o que fazia. Aliás, essa personalidade perfeccionista do designer refletia na sua fama de ranzinza e rigoroso, em grande parte influenciado pela escola suiça de design.

A fama de Paul Rand era grande ainda jovem. Tanto que, na década de 30 e 40, já trabalhava para a revista Esquire-Coronet. Um fato curioso sobre sua carreira na revista é que na primeira vez que lhe ofereceram o cargo, recusou. Justificou dizendo que ainda não estava maduro o suficiente para a empreitada. Aceitou a labuta no ano seguinte.

No meio da década de 50, o americano criou um dos seus trabalhos mais legais: o material gráfico para a IBM. A parceria durou anos e seu trabalho se tornou icônico. Conseguiu trabalhar de forma única formas básicas da geometria em uma empresa voltada para Informática. Um conceito totalmente diferente do que se espera para uma empresa do ramo, que sempre busca uma identidade mais futurística, evocando tecnologia e desempenho.

Entre outros trabalhos, Rand fez todo o material gráfico para a máquina de escrever Lettera, da Olivetti. O manual de instruções do aparelho é uma coisa que até hoje choca quem observa. Contraste de cores e trabalho com tipografia diagramados de forma elegante, sem ficar sisudo.

A idéia não é se alongar na biografia do designer. O trabalho de Paul Rand está disponível em vários lugares para ser visto. Infelizmente, o americano faleceu em 1996, vítima de cancer. Na memória fica tudo o que esse designer trouxe de bom. De cartazes a manuais de instruções, Rand conseguiu através de todos os seus trabalhos, tornar a vida das pessoas melhor. Visite o seu site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.