quinta-feira, outubro 30, 2008

Primeiro riddim digital, o Sleng Teng!

Uma pequena aula de riddim. Riddim é o ritmo, da palavra rhytmn, das músicas. É como se fosse a batida, mas também pode se referir a instrumentais especificos, já que o mesmo instrumental e levada é usada em várias músicas. Álias, uma das caracteristicas da cena musical jamaicana é a reutilização das mesmas levadas.

O sleng teng foi o primeiro riddim digital, feito num teclado Casio podrera, em 1985, e foi criado por Wayne Smith com o King Jammy. A primeira música com ele, under mi sleng teng, ainda é uma pedrada, e falava de que não era bom usar cocaína, que ela o transformava em louco haha. Além dessa, foram gravadas Buddy Bye, do Johnny Ousborne e Tenor Saw com Pumpkin Belly.

Ela foi regravada mais de 180 vezes, é o ritmo mais usado na Jamaica até hoje. Dá pra ver, ela até hoje serve de referência e tem uma séries de versões, como a Sleng Teng Ressurection. Há quem diga que a Under mi Sleng Teng seja a tune criadora do ragga muffin, mas talvez isso seja ir um pouco longe demais.


Via antigo blog do Rui, Big Bamboo.

R. Darci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.