quarta-feira, outubro 08, 2008

Lennie Hibbert, Jamaica's #1 vibraphonist

Leonard Aloysius Hibbert, ou conhecido apenas como Lennie Hibbert, foi o rei do vibrafone na Jamaica.
Influenciado por Johnny Lyttle, um dos grandes mestres do vibrafone nos EUA, Lennie Hibbert começou cedo e logo aos 2 anos conseguiu uma pequena bateria encontrada no lixo.
Aos 8, entrou para a lendária Alpha Boy's School, onde foi baterista.

Depois de sair da escola em 1944, tocou em pequenas orquestras até entrar em uma banda militar, em 1946. Foi durante essa época que ele aprendeu sozinho a tocar o instrumento que depois lhe daria fama. Mais tarde, retornou a Alpha Boy's, está já com os grandes Floyd Lloyd e Vin Gordon como estudantes, mas no cargo de professor.

Seus dois albuns, "Creation" e "More Creation", ambos produzidos por Coxsone Dodd, da Studio One, se notabilizam pela bela mistura do reggae, do soul, e até mesmo um pouco de calypso, de uma forma exótica, onde o vibrafone passa aquela boa sensação relaxante, sem deixar de ser dançante. O maior exemplo disso, é o seu maior sucesso, o híbrido reggae/soul "Village Soul" influenciado pela canção "Village Caller" de Jonny Lyttle. Nessa canção, com uma bateria cadenciada e suingada, e com o vibrafone de carro chefe passando uma sensação muito boa de tranquilidade. Em alguns trechos da músicas ainda podemos ver o som de um orgão auxiliando a manter o clima da canção até o final.

Na canção "Nature Boy", com estilo mais batucado, e com notáveis influências do mento e do calypso, temos a participação de Jackie Mittoo no orgão, e claro, dando seu show particular sem ofuscar Lennie.

Com certeza, Lennie Hibbert faz parte daqueles artistas não tão lembrados, e que merecem ser escutados, não só pela qualidade, mas pela originalidade e elegância do som usando um instrumento que talvez seja um dos grandes expoentes da música negra, seja ela do caribe, seja ela norte americana.

Em 1976, Lennie Hibbert foi premiado com uma ordem ao mérito pelas suas colaborações na música e na sociedade jamaicana.
Sua dedicação sem cansaço em integrar jovens na música, na dança, na atuação, e claro, junto com seu grande talento musical, foram suas principais marcas ao longo da vida.
Lennie Hibbert nos deixou no começo dos anos 80.



Texto da antiga Big Bamboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.