domingo, outubro 05, 2008

Don Drummond. Cósmico!

Como uma das grandes diretrizes da Action, a música negra, a verdadeira música da alma, pra inaugurar parte concreta do conteúdo : uma matéria sobre uma puta influência do reggay e do trombone, the man with the big trombone, Don Drummond. (Adaptado de outras matérias publicadas minhas).




Também conhecido como “Don Cosmic” nasceu em 1943 na capital jamaicana e assim como muitos outros jovens da periferia de Kingston estudou música na Alpha Boys School (que formou muitos dos grandes nomes da música jamaicana na época).

A história do cara é meio que uma incógnita em algumas partes, já que como toda lenda, pouca coisa se sabe do seu começo. Em 1954 foi escolhido como melhor trombonista de sua escola, Alpha Boy School, uma escola católica e rígida com até mesmo castigos físicos, tinha uma educação em vários campos voltados para a música clássica e de marcha, e de onde saíram grandes nomes jamaicanos.

Em 55 começou a tocar com Tommy McCook e Roland Alphonso, ambos membros fundadores do Skatalites. Depois ainda formou o Don Drummond Four. Recebeu ainda suporte de Clement “Coxsone” Dodd, bam bam bam da música na época, dono da gravadora Studio One, que tocava trechos seus em suas sound systems. Don Drummond havia passado por muitos hospitais psiquiatricos e nem sequer tinha um trombone, mas Coxsone estava muito impressionado com seus solos e sessões de trombone.

Assim, em 1956 ele grava seu primeiro disco, chamado “On The Beach”, com Owen Grey, o primeiro cantor a alcançar notoriedade na Jamaica fazendo algo que não fosse calypso, nos vocais. Em 1962 Chris Blackwell começou a relançar gravações jamaicanas na Inglaterra e muitas das composições de Don Drummond só viram a luz do dia pelas mãos dos selos Island e Black Swan. Ele gravou mais de 300 músicas antes de morrer com apenas 27 anos de maneira misteriosa. Em 1964, sob supervisão de Coxsone, o tecladista e diretor musical Jackie Mittoo começou a contratar os melhores músicos da Jamaica para criar um som que dominaria a cena musical local nos anos que se seguiriam.

As sementes do Skatalites eram Jackie Mittoo ao lado de Johnny Moore no trompete e Lloyd Knibbs na bateria. Depois que o guitarrista Lynn Taitt e o saxofonista Tommy Mc Cook decidiram entrar na banda o Don se tornou, pelas mãos de Jackie Mittoo, o mais influente compositor e músico na banda. Em seu primeiro disco solo, “Don Cosmic” lançou as seguintes músicas “Confuscious”, “Ringo”, “Treasure Isle”, “Eastern Standard Time”, “Heavenless”, “Occupation”, “Meloncolly Baby”, “Snowboy”, “Elevation Rock”, “Schooling the Duke”, “Valley Princess”, “The Reburial of Marcus Garvey“, “Addis Ababa”, “African Beat” e “Further East”.
Em 1964, “Man in the Street” entrou para o UK Top 10 e mais tarde em 1967, a adaptação de Don Drummond para o tema do filme “Guns of Navarone” rendeu a ele o seu segundo UK Top 10. Don Drummond não era só um gênio. Seu prestígio com os outros músicos começou como um sonho e se tornou uma história de esperança para qualquer garoto dos guetos que tocava música.
Isso porém começou a trazer stress e problemas para Don Drummond. A pressão da fama junto a sua saúde mental que piorava cada vez mais seria uma bomba para a carreira do músico. Em 1965 foi achado o corpo de Anita Mahfood, uma dançarina de cabaré, e Don Drummond preso como autor do homicídio. Após condenação e exames foi mandado para o asilo Belle Vue onde morreu em 1969.


Mas a história não termina aí. O baterista Hugh Malcolm rasgou o atestado de óbito do serviço funerário, se recusando a acreditar na história oficial. Assim como muitos na Jamaica, Malcolm acha que a morte de Don Drummond não foi suicídio, mas sim que apanhou até sua morte, espancado por guardas, com o aval do governo que era contra a cena musical de West Kingston por anos e contra o crescimento rasta.

Outra teoria inclui a contratação de gangsters por parte do pai de Mahfood. A história não é simples, são um conjunto de teorias que tentam desvendar esse caso, mas a verdade é que Drummond era um homem doente e juntamente com a pressão da fama vivia sua vida no fio da navalha. A história da sua vida e música é a típica história do gênio que termina em tragédia. Para terminar, as palavras de um homem que conheceu e trabalhou com Don Drummond, o grande Tommy Mc Cook, sobre o início do Skatalites: "O line up incluía Don Drummond. Ele era realmente fantástico tanto como compositor como instrumentista. Não tinha truques. Ele simplesmente pegava qualquer base de ska e transformava aquilo em diamantes."





R. Darci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.