quinta-feira, outubro 23, 2008

Dandy Livingstone, ícone do club reggae

Na década de 70, o reggae ganhava uma nova roupagem. Músicas inspiradas no Rastafarianismo e tocadas com bateria no estilo one drop. O público inglês, consumidor farto do estilo,sentiu esta mudança e o reggae perdia o posto de ritmo mais escutado por eles. Ainda que artistas como John Holt e Harry J produzissem alguma coisa fora deste circuito, a maioria mergulhou totalmente no Roots.

Foi a época que Dandy Livingstone, famoso produtor de reggae e autor do hino Rudy, a Message to You, voltava da Inglaterra. Lançou em 1973 o disco Conscious, classificado por muitos como club reggae, nome dado em referência aos clubes onde esse tipo de som fazia sucesso. As músicas são recheadas de uma bateria funkeada e de vocal soulfull, acrescentando aquele tempero 70's que era marca registrada do roots.

O disco, no entanto, é diferente, a começar pela capa. A arte gráfiica mostra Dandy num visual Blaxplotation, com costeletas enormes e óculos. Ao lado, seu nome escrito diversas vezes. Uma capa bem fora do comum para um artista de reggae. Isso já despertava curiosidade do público.

Na questão músical, destaque para tracks como Let Me Tell You What's Going On, um reggae com baixo forte e com levada que lembrava o auge do reggae na Inglaterra, no fim dos anos 60. Caribbean Rock, era um ode à região e já começava com uma belíssima intro, conquistando qualquer ouvinte. No geral, as 10 canções que compõe o disco mereciam uma atenção especial, mas não vamos acabar com a magia do leitor. Conscious tem um forte potencial para as pistas, fazendo jus ao rótulo de club reggae. Escutem!

Baixe o disco aqui
Link via blog You&me On a Jamboree

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.