quarta-feira, julho 22, 2009

Lançado documentário sobre precursores do reggae


Rocksteady: The Roots of Reggae narra a trajetória do Rocksteady, estilo surgido no meio da década de 60 e que deu origem ao Reggae. Uma produção internacional entre Canadá e Suíça, são 90 minutos com footages raras, trechos de shows e entrevistas com músicos e cantores que marcaram o estilo.

A premiere internacional aconteceu na Montreal International Jazz Festival onde, inclusive, houve um show com as estrelas do ritmo criado por Hopeton Lewis. Sua estréia internacional será esta sexta, dia 24, em Vancouver e Toronto.


Uma jóia

A dupla que dirige o documentário contou para o jornal canadense The Canadian Free Press que ouvem música jamaicana desde criança, razão maior para a criação da obra. Segundo o diretor da película Stacha Bader, a descoberta do ritmo foi como encontrar uma jóia e acrescenta "você tem no Rocksteady toda a fundação para o reggae e tudo mais que veio da Jamaica". Ele mesmo admite que sabia pouco sobre o assunto até pesquisar para o filme.

A produção do documentário durou cinco anos e contou com a visita da equipe à Jamaica no ano passado. Tudo isso para conseguir depoimentos e sons dos grandes do gênero, como John Holt, Leroy Sibbles e Marcia Griffiths. Além disso, são exibidas entrevistas com o guitarrista Lynford "Hux" Brown, o tecladista Gladstone Anderson e o baixista Jackie Jackson, outros grandes da música jamaicana.


A trilha sonora do Caribe moderno

Kingston era sinônimo de ebulição nos anos 60. Uma cidade em evolução desenfreada, saindo do velho esquema da República de Bananas e vilas de pescadores para ganharem novos meios de comunicação e o ínicio do desponte como uma capital regional caribenha. Para quem era reduto de turistas, as ilhas estavam progredindo a passos largos e inquietantes.

O Rocksteady foi o ritmo que embalou essa geração apressada que havia absorvido e reinventado o jazz e o soul. Sucedendo o Ska no meio da década de 60, essa nova forma de música teve um ápice curto mas memorável. Do trio vocal Paragons, das I-Three, de Alton Ellis e Ken Boothe, essa onda de artistas marcou a música mundial. Apesar disso, o estilo nunca teve o peso do ska, e muito menos do reggae, porém conquistou uma legião de seguidores. Entre os famosos, os britânicos do UB40 fizeram várias versões de clássicos Rocksteady, bem como Blondie fez famosa a canção original dos Paragons, a The tide is high.

Rocksteady: The Roots of Reggae por enquanto só será exibido no Canadá, sem expectativas que venha aos cinemas brasileiros. Fica a torcida de que saia em DVD em terras nacionais, mas, por ora, não é cogitada sua distribuição por aqui.


Veja o trailer:




Fontes:
Canada Free Press
Jamaica Gleaner


R. Darci e Raphael Morone
____________________________

Para quem se interessou mais pelo assunto, a Action oferece um arroubo de matérias sobre música jamaicana e Rocksteady.

4 comentários:

  1. people get ready, dance the rocksteady!
    leroy sibbles é um monstro!

    ResponderExcluir
  2. nossa, q foda
    mal posso esperar pra ver
    dá até um arrepio quando começa o "no, no, no..."
    a marcia ta interona né?
    hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria Sousa8/05/2009 08:35:00 AM

    Fico curioso com relação a esse documentário sobre o rocksteady e os movimentos precursores do reggae. Um dia li que o rocksteady é uma espécie de ritmo renegado jamaicano. É um pouco isso mesmo... Na verdade, são espaços como o seu que ajudam a alimentar a fome que eu sinto de reggae e suas disciplinas ou influências! Se não fosse a Internet, o jeito era mesmo emigrar pra Jamaica pra estar sempre ligada na boa vibe dos caras! A propósito de locais na net, deixo aqui um que visito diariamente, é uma espécie de diretório com centenas de rádios. O reggae e derivados estão muito bem representados... É mesmo do melhor que já vi: http://cotonete.clix.pt/

    ResponderExcluir
  4. onde baixa pelo amor de deuuuusss???

    ResponderExcluir

Ratings by outbrain

Action é um conjunto de idéias voltado para o design, música negra e jornalismo gonzo proveniente de Santos, SP. Confira nosso Release ou entre em Contato.